Curso Livre de Teologia Refidim

Apresentação do Curso

A estrutura do curso compõe uma matriz curricular de 56 disciplinas divididas em 40 disciplinas do curso Básico e Médio e 16 disciplinas do curso Avançado em Teologia. Ao concluir 24 disciplinas das 40 que compõem a matriz curricular do curso Básico e Médio, independente das matrículas feitas ou de sua ordem, o aluno poderá requerer o certificado do curso Básico em Teologia e, ao concluir as outras 16 disciplinas, poderá requerer o certificado do curso Médio em Teologia. Já ao concluir as 16 disciplinas restantes, ou seja, após toda matriz curricular, o aluno poderá requerer o certificado do curso Avançado em Teologia. Cada disciplina tem seu respectivo livro-texto, elaborado para ser ministrado em módulos e, cada disciplina é estudada em quatro aulas (uma por semana) num período de 30 (trinta) dias, com carga horária de 30 (trinta) horas/aula para cada livro-texto. A partir e de acordo com as indicações do manual de Diretrizes e Bases Normativas do Conselho de Educação e Cultura da CGADB, o Avançado em Teologia da Faculdade Refidim propõe uma matriz curricular com carga horária total de 1.680 horas-aula, mais 80 horas de Estágio. São oferecidas 56 disciplinas em 30 horas-aula para cada disciplina.

A Escola Preparatória de Obreiros Siloé (EPOS) faz parte do Programa de Extensão da Faculdade Refidim, cuja coordenação está a cargo do Prof. Dr. Ailto Martins. O objetivo deste projeto é apresentar todos os procedimentos para a abertura e funcionamento dos núcleos da EPOS, padronizar e minimizar as dúvidas dos coordenadores referentes a toda dinâmica do desenvolvimento dos núcleos.

Cada disciplina tem seu respectivo livro texto, elaborado para ser ministrado em módulos em que cada disciplina é estudada em quatro aulas (uma por semana) num período de 30 (trinta) dias, com carga horária de 30 (trinta) horas/aula para cada livro texto.

Matriz Curricular - Curso Livre em Teologia

Disciplinas do curso Básico e Médio em Teologia

01 – Teontologia

02 – Evangelismo
03 – Antigo Testamento 1 (Pentateuco)
04 – Educação Cristã
05 – Cristologia
06 – Antigo Testamento 2 (Históricos)
07 – Missiologia
08 – Hermenêutica
09 – Ética Cristã
10 – Soteriologia
11 – Novo Testamento 1 (Evangelhos e Atos)

12 – História da Igreja
13 – Homilética
14 – Eclesiologia
15 – Novo Testamento 2 (Epístolas Paulinas)

16 – Teologia Pastoral

17 – Sociologia do Antigo Testamento

18 – Hamartiologia (Pecado)

19 – Administração Eclesiástica

20 – Pneumagiologia 1 (Pessoa do Espírito Santo)

21 – Português

22 – Bibliologia

23 – Antigo Testamento 3 (Poéticos)

24 – Sociologia do Novo Testamento 1

25 – Métodos de Estudo da Bíblia

26 – Família Cristã

27 – História do Pentecostalismo

28 – Angelologia

29 – Antigo Testamento 4 (Profetas Maiores)

30 – Didática

31 – Antropologia

32 – Liderança Cristã

33 – Antigo Testamento 5 (Profetas Menores)

34 – Escatologia

35 – Novo Testamento 3 (Epístolas Gerais e Apocalipse)

36 – Pneumagiologia 2 (Dons e Fruto)

37 – História das Religiões

38 – Geografia Bíblica

39 – Sociologia do Novo Testamento 2

40 – Heresiologia

Disciplinas do curso Avançado em Teologia

41 – Introdução ao Método Teológico

42 – História e Teologia do Culto Cristão (Liturgia)

43 – Teologia da Espiritualidade

44 – Teologia Pentecostal

45 – Introdução à Filosofia

46 – Estudos em Ciências Sociais

47 – Tópicos em Teologia Contemporânea

48 – Cultura Judaica I

49 – Cultura Judaica II

50 – História das ADs I

51 – História das ADs II

52 – Mentoria e Discipulado Cristão

53 – Estudos em Psicologia

54 – Ética e Bioética

55 – Aconselhamento Cristão

56 – Pedagogia Aplicada

abertura dE Núcleo

a) Surgindo o interesse de fazer o curso básico e médio de Teologia entrar em contato pelo e- mail epos@ceeduc.edu.br ou pelo telefone (47) 3466-0058, para serem enviadas as fichas de matrículas;
b) Após as fichas forem devidamente preenchidas devem ser enviadas para a secretaria da Faculdade pelo correio no endereço: Rua Cerro Azul 888 – Bairro Nova Brasília – CEP 89213-480 – Joinville – SC;
c) O valor do pedido deve ser depositado no Banco Itaú, Ag. 4529 C/C 13994-3, titular: Associação Centro Evangélico de Educação, Cultura e Assistência Social, ou ainda no Banco do Brasil, Ag. 5214-0 C/C 01336382-4, titular: Associação Centro Evangélico de Educação, Cultura e Assistência Social.

pedidos de Livros

O pedido dos livros poderá ser feito pelo site www.ceeduc.edu.br/refidim, e-mail epos@ceeduc.edu.br ou pelo telefone (47) 3466-0058 ramal 216, informando a quantidade e fornecendo as informações cadastrais para a abertura do núcleo no sistema (nome da igreja, CNPJ, endereço, nome do coordenador, nome do professor, telefones, e-mail).

ministração das aulas

a) Cada livro texto deverá ter 4 (quatro) encontros por mês, totalizando quatro aulas;
b) As aulas terão a duração de 2h30min a 3h00min horas. O encontro da semana o núcleo deve escolher o melhor dia;
c) Cada livro texto terá carga horária de 30 (trinta) horas/aula, por isso o aluno deve ler e fazer os exercícios do livro em casa;
d) O professor deve ter curso superior em qualquer área, de preferência em Teologia, ou ter concluído o curso básico e médio em Teologia.

avaliações (provas)

Em cada disciplina dos respectivos livros textos, a prova esta anexa no final de cada livro. Para calcular a média final: somar os quatro exercícios e dividir por quatro, depois somar o resultado com a nota da prova e dividir por dois, abaixo a fórmula: {(soma dos 4 exercícios / 4) + (nota da prova final)} / 2 = média final. Em algumas disciplinas o professor pode optar por trabalhos, a avaliação da prova final pode ser cancelada.

ACESSO AO SISTEMA E
DOWNLOAD DO APLICATIVO EVN