UNIDADE I:
FUNDAMENTOS BÍBLICOS DA PREGAÇÃO
1 – As razões da pregação.
2 – A Palavra de Deus e as palavras humanas.
3 – O milagre da pregação.
4 – Pregação, fé e experiência.
UNIDADE II:
A PREGAÇÃO NA HISTÓRIA DA IGREJA
2 – Como pregavam os reformadores.
3 – Como pregaram os avivalistas contemporâneos.
4 – Como pregamos hoje.
UNIDADE III:
TÉCNICA SERMÔNICA
1 – A escolha do assunto.
2 – A estruturação do sermão.
3 – A trilha discursiva.
4 – O contato com o público.
5 – A sabedoria do encerramento.
6 – A proposta pedagógica.
UNIDADE I:
FUNDAMENTOS BÍBLICOS PARA INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
1 – Leitura/interpretação
2 – A Bíblia como objeto de estudo
3 – Revelação, inspiração, canonicidade, infalibilidade e inerrância
4 – O Espirito Santo e a Leitura da Bíblica
5 – Jesus; chave hermenêutica de interpretação
UNIDADE II:
A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
NA HISTÓRIA DA IGREJA
1 – A igreja medieval e a interpretação bíblica MA (alegórico)
2- O protestantismo; nascedouro do MHG
3 – O método concebido pelo iluminismo MHC
UNIDADE III:
OS MÉTODOS E A MENSAGEM
1 – Métodos diversos de interpretação; devocional, analítico, sintético, tópico
2 – O desafio de se construir um método pentecostal de interpretação
3 – Métodos contemporâneos de interpretação do texto; narrativo.
UNIDADE I:
LER E INTERPRETAR
1 – O que é um texto?
2 – Os tipos de textos.
3 – Os estilos e as ênfases autorais.
UNIDADE II:
UMA BREVE HISTÓRIA DA INTERPRETAÇÃO
1 – As chaves-hermenêuticas do Antigo Testamento.
2 – As chaves-hermenêuticas do Novo Testamento.
3 – A leitura da patrística-escolástica
4 – A leitura dos reformadores
UNIDADE III:
HERMENÊUTICA APLICADA
1 – A interpretação da Bíblia na vida da igreja.
2 – O sentido do texto.
3 – O sentido do leitor.
4 – A leitura de textos vivos.
5 – A hermenêutica do pentecostalismo.
*Observações: O curso será realizado mediante ao número mínimo de alunos matriculados para o fechamento de turma.
A Faculdade Refidim se reserva do direito de cancelar a realização do curso, caso não tenham matrículas suficientes para fechamento de pelo menos uma turma.
Se reserva, também, do direito de alterar a modalidade da realização do curso de Presencial para Online (Aulas ao vivo), caso não tenham matrículas suficientes para fechamento de pelo menos uma turma no Presencial e/ou haja grande procura pelo formato Online.