*(link disponibilizado no grupo do Whatsapp)
Para fazer sua inscrição em cada um dos cursos:
1- Você deve clicar no botão FAÇA SUA INSCRIÇÃO no fim desse texto.
2- Uma nova aba será aberta com um formulário que deverá ser preenchido.
3- Preencha o formulário e clique em Confirmar.
4- Será exibida uma confirmação da inscrição e disponibilizado o link do grupo no Whatsapp.
5- Os links das aulas e outros materiais serão compartilhados nesse grupo.
Evento Gratuito
*Material didático incluso
4h30min
*3 encontros de 1h30
R$ 30,00
*taxa de emissão
Professor Doutorando
herdeiros de uma tradição que remonta à cultura judaica, o Cristianismo em suas várias vertentes – dentre as quais está o pentecostalismo – ensina que a leitura da Bíblia é essencial para a formação e aperfeiçoamento de uma vida cristã em conformidade com os seus ensinos/doutrinas. Tomando tal premissa como ponto de partida e sob o argumento de auxiliar os fiéis na tarefa de leitura e significação do texto bíblico, aumentou consideravelmente no Brasil a edição de “Bíblias de estudo” que se colocam como mediadores na interpretação dos enunciados bíblicos à disposição do leitor religioso, em geral, e de leitor pentecostal, especificamente. Assim, tomando por ponto de partida o fato de que a Bíblia é o livro mais lido entre os brasileiros e a hipótese de que a maiorias dessas Bíblias são acompanhadas por notas explicativas de várias naturezas, objetivamos nessa aula refletir sobre o lugar do pentecostal como leitor da Bíblia, sobretudo de Bíblias com notas. Olhando, portanto, o movimento pentecostal a partir da “História da leitura”, escapando, ainda que ligeiramente, de um viés histórico-sociológico.
Professora Mestra
Professor Doutorando
a proposta dessa aula visa refletir sobre o vídeo-pregação de “Dona Genilda” – pregadora e residente de um determinado bairro no estado do Rio de Janeiro. Como expositora da palavra, Genilda tem se destacado no Instagram através de seus vídeos-pregativos. Suas gravações/pregações apresentam curtas-exposições que podem ser lidas como discursos atravessados por gírias locais e aspectos culturais que apontam para uma modalidade específica de pregação pentecostal. Contudo, analisaremos apenas um vídeo-pregação para compreendermos as estratégias argumentativas utilizadas pela pregadora na busca de atingir seu objetivo, a saber, “falar para os traficantes e prostitutas” (na “língua” deles).
Professor Doutorando
A teologia pentecostal vem se revelando, nos últimos anos, um lócus de importantes discussões e contribuições ao pensamento teológico de maneira geral. Essa colaboração deve-se menos às questões de ordem ético-doutrinária e mais à perspectiva epistemológica que envolve o fazer teológico, sobretudo, na área da Hermenêutica Bíblica. A ideia da presente aula é discutirmos de modo introdutório essas questões, vislumbrando em linhas gerais o modo como a comunidade pentecostal (incluindo o jovem pentecostal) lê o texto bíblico, trazendo para o grupo a perspectiva da leitura da Bíblia enquanto exercício devocional e disciplina espiritual.