Enter your keyword

Simulado ENADE 2018

Simulado ENADE 2018

1°SIMULADO ENADE DE 2018 – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

REGULAMENTO

 1. REGULAMENTO DO 1°SIMULADO ENADE DE 2018

A Faculdade Refidim torna público os critérios para realização do SIMULADO ENADE 2018 para todos os cursos ativos da IES, previstos no ciclo avaliativo do MEC-INEP, mediante as disposições contidas neste edital, a saber:

1.1 Dos critérios:

Art. 1°O Simulado é uma avaliação que visa capacitar o estudante à realização de avaliações com características similares às do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), além de servir como instrumento de aferição do conhecimento adquirido pelo aluno.

Art. 2º Os alunos regularmente matriculados em cursos e turmas destinados a realizarem o ENADE são convidados pela IES a fazerem, espontaneamente, o Simulado ENADE, conforme quadro 1 a seguir:

QUADR0 1 – RELAÇÃO DE TURMAS CONVIDADAS A REALIZAR O SIMULADO ENADE_2018

CURSOS

TURMAS

TEOLOGIA

BachTeo 1º Período
BachTeo 2º Período
BachTeo 3º Período
BachTeo 4º Período
BachTeo 5º Período
BachTeo 6º Período

2. DATA DE REALIZAÇÃO- DURAÇÃO DA PROVA E CRITÉRIOS DE ANULAÇÃO DO RESULTADO

Art. 3º O 1°Simulado será aplicado no dia 22 de junho de 2018 (sexta-feira), com início às 19h às 22h, para as turmas do turno NOTURNO. As provas serão aplicadas pelo correspondente coordenador, no auditório da Faculdade Refidim.

Parágrafo Único: Por regra estabelece-se que não haverá Prova de Segunda Chamada do referido Simulado. Requerimentos excepcionalíssimos deverão ser submetidos no dia subsequente para apreciação do colegiado.

Art. 4º O simulado terá duração total de 03 (três) horas e será iniciado, pontualmente às 19h para as turmas do turno Noturno, conforme relação apresentada no quadro 1. Não será permitida a entrada tardia na sala de aplicação da prova.

Art. 5º Durante a realização do Simulado NÃO será permitida consulta de qualquer espécie.

Art. 6º Terá sua prova anulada e atribuída a nota 0,0 (zero), o aluno que, durante a sua realização:

  1. For surpreendido dando e/ou recebendo auxílio para a execução das provas;
  2. Utilizar-se de livros, dicionários, notas e/ou impressos que não forem expressamente permitidos e/ou que se comunicar com outro examinando;
  3. For surpreendido portando aparelhos eletrônicos, tais como, telefone celular, smartphone, tablets, notebook, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, etc., bem como óculos escuros ou quaisquer acessórios, a saber: chapéu, boné, gorro etc., e ainda lapiseira, borracha e/ou corretivo de qualquer espécie;
  4. Faltar com o devido respeito para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, com os docentes e/ou colaboradores presentes;
  5. Fizer anotação de informações relativas às suas respostas em qualquer meio;
  6. Não entregar o kit da prova e/ou continuar no local de prova após a conclusão do seu simulado;
  7. Afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento do coordenador;
  8. Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido;
  9. Utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos ou ilegais para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer momento do Simulado ENADE;
  10. Impedir a coleta de sua assinatura;
  11. For surpreendido portando anotações em papéis que não os permitidos;
  12. Recusar-se a ser submetido a qualquer procedimento que vise garantir a lisura e a segurança do processo de aplicação do Simulado ENADE.
  13. Tiver acionado o aparelho celular ou smartphone em ambiente de avaliação, ou o mesmo tocar durante a realização da avaliação.

Art. 7º O Simulado ENADE visa avaliar as seguintes habilidades nos alunos: interpretar, compreender e analisar: textos, gráficos, tabelas, figuras, fotos e charges; estabelecer comparações, contextualizações, relações, contrastes e reconhecer diferentes manifestações artísticas; elaborar sínteses e extrair conclusões; criticar, argumentar, opinar, propor soluções e fazer escolhas.

3. PERFIL DA PROVA

Art. 8º As 36 (trinta e seis) questões totais que compõem o Simulado ENADE estão organizadas da seguinte forma:

I – 02 (duas) questões Discursivas (formação geral);
II – 08 (oito) questões objetivas (formação geral);
III – 03 (três) questões Discursivas (componente específico);
IV – 27 (vinte e sete) questões objetivas (componente específico).

§.2º As questões objetivas conterão 05 (cinco) alternativas, das quais apenas uma será considerada correta.

§.3ºA questão discursiva deverá ser respondida em, no máximo, 15 (quinze) linhas. Qualquer texto que ultrapasse o espaço destinado à resposta será desconsiderado.

4. COMPENSAÇÃO/BENEFÍCIOS DA NOTA DA PROVA AOS ALUNOS

Art. 9 º A nota da prova valerá de 0 (zero) a 10 (dez).

Art. 10º As questões abordam o conteúdo e as competências exigidas no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) que será realizado pelo MEC_INEP no segundo semestre de 2018. A nota obtida no Simulado ENADE realizado pela Faculdade Refidim será aproveitada pelo aluno, da seguinte forma:

§.1º O acadêmico terá um adicional na nota final de 1,5 (um ponto e meio) em todas as disciplinas com vínculo de matrícula em 2018/1, obedecendo as seguintes proporções:

§.2º Cada questão correta somará 0,28 décimos.

Qtde de Acertos Pontuação Lançada para o (2° Bimestre e N2) Nota Individual da Prova/Simulado
De 01 a 19 acertos NÃO PONTUARÁ ZERO
De 20 a 24 acertos Receberá 0,50 (de 5,6 a 6,72)
De 25 a 29 acertos Receberá 1,00 (de 7,0 a 8,12)
De 30 a 40 acertos Receberá 1,50 (de 8,4 a 10,0)

§.3º O aluno que não comparecer ao Simulado ou reposição, por qualquer razão, terá nota 0,0 (zero) atribuída ao resultado final do Simulado.

§.4º Não será permitida a saída de nenhum aluno, em qualquer hipótese, antes de decorridos 60 (sessenta minutos), a contar do horário de início, sob pena de ter resultado 0,0 (zero) atribuído ao seu Simulado.

§.5º O aluno deverá assinar a Lista de Presença e o Cartão Resposta, sob pena de ter resultado 0,0 (zero) atribuído ao seu Simulado.

 

4. QUANTO DA VALIDAÇÃO DO 1,5 (UM PONTO E MEIO) NA NOTA FINAL

Art. 11 º A Coordenação do curso comunicará aos professores de todas as disciplinas cursadas com vínculo atualizado de matrícula dos estudantes para o curso semestral 2018/1, àqueles que cumprirem os requisitos indicados neste Edital.

5. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Art. 12º O curso Bacharel em Teologia, a pontuação será inserida na nota do 1º semestre de 2018, conforme prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico vigente.

§.1º No dia 29/06/2018 o gabarito oficial das 35 questões objetivas será afixado no mural da Secretaria Acadêmica.

§.2º A solicitação de revisão da prova do Simulado ENADE-2018 poderá ocorrer até 48 horas após a publicação do gabarito oficial.

§.3º A correção da questão discursiva de formação geral será realizada em tempo hábil para inserção (composição) da nota do primeiro semestre 2018 para o curso de Bacharel em Teologia.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Casos omissos serão analisados e definidos pelas coordenações de curso.

Joinville, 06 de Junho de 2018.
Dr. Claiton Ivan Pommerening
Diretor